You are currently viewing Os cuidados com a pele negra
Regina Estética e Cabelo - Pele Negra

Os cuidados com a pele negra

Maior quantidade de melanina, porém sensível a traumas que podem resultar em manchas, por exemplo o laser.

A pele negra possui características únicas e diferenças significativas em relação as peles claras. “Tem grande capacidade de proteção natural, tende a ser mais firme e lisa com poucas rugas”.

A melanina protege dos raios ultravioleta, faz com que envelheça menos. Mesmo com essa vantagem o uso do protetor solar é fundamental.

Embora o câncer de pele prevalece em brancos, também pode manifestar em negros, sobretudo nas áreas mais claras do corpo, como palma das mãos e sola dos pés; exigindo cuidados dos profissionais de estética e é mais um motivo para usar foto protetor.

Alergias, traumas, procedimentos estéticos ou espinhas escurecem a região e deixam mancha de difícil tratamento. As manchas têm tamanhos variados, não apresentam relação com sexo ou idade e são mais intensas nas áreas expostas e nas regiões de dobra, onde a pele é mais fina.

Com o passar dos anos, a hiperpigmentação, ou seja, as manchas escuras principalmente no rosto e ao redor dos olhos.

Substâncias despigmentantes tem que ser usadas com muita cautela

A pele do corpo tende a ressecar e requer hidratantes emolientes com ativos específicos, já os banhos muito quentes e demorados devem ser evitados.

Cuidados com o rosto

No rosto, a predominância de glândulas sebáceas deixa a pele mais oleosa e com maior risco de acne. Nas mulheres atinge a testa e nas laterais da face, devido ao uso de produtos oleosos no cabelo.

Para controlar a oleosidade, a limpeza facial diária deve ser feita com produtos em gel, não oleosos e não comedogênicos, que não bloqueiam os poros da pele. As alérgicos podem necessitar de filtro solar com hidratante para evitar o ressecamento e evitar o aparecimento de manchas. A maquiagem também deve ser criteriosa.

A oleosidade facial também facilita o aparecimento de foliculite nos homens. A inflamação é causada quando o pelo se curva para dentro encravando e inflamando o local. A pele negra é predisposta a formação de queloide, que ocorrem devido a maior produção de colágeno.

A variedade de recursos para destacar a beleza negra é ampla, mas é essencial uma escolha adequada de produtos que valorizem e os procedimentos, devido sua especial sensibilidade.

Fonte: UOL

Deixe um comentário