Cuidados com Jejum Intermitente

Cuidados com Jejum Intermitente

A dieta que prevê longos períodos de jejum entrou na moda porque alguns médicos descreveram vários efeitos benéficos do jejum intermitente no corpo humano.

Há perda de peso significativa, além de benefícios metabólicos e cardiovasculares. Para isso, vale consultar um endocrinologista e uma nutricionista que apontam os pontos positivos e negativos porque não é recomendado a todos.

Uma dieta bem feita tem seus pontos positivos, como: rejuvenescimento, diminuição de inchaço e gases, barriga sequinha, menos celulite.

O QUE ACONTECE COM O ORGANISMO

Há queda rápida dos níveis de glicose, seguidos dos níveis de glicogênio no fígado. O corpo passa a usar ácidos graxos (gordura) como fonte de energia. Como consequência, há diminuição de estoque de gordura corporal e também perda de massa magra.

Tudo por causa da autofagia. Ela é um mecanismo importante de autolimpeza que existe em todas as células de nosso corpo.

A gordura corporal é energia armazenada. Se você tem comida, não há motivos para seu corpo usar a reserva de gordura. Em períodos sem comida, a gordura corporal será utilizada.

O jejum deve ser usado de forma equilibrada e pensando num benefício para a saúde que pode estar sendo malvisto pela má aplicação dele. Precisa ter uma indicação, uma justificativa.

Como não é para todos ou de qualquer forma, sem a devida orientação profissional, como estratégia de compensar desequilíbrio alimentar ou de forma excessiva em pessoas que não precisam usar o jejum.

PERIGOS DA DIETA POR CONTA PRÓPRIA

Entre os riscos de fazer a dieta por conta própria estão a hipoglicemia, mau hálito, tonteira, fraqueza, desnutrição e desidratação. Isso sem falar no efeito sanfona e rebote.

Pode acontecer o descontrole de quadros metabólicos crônicos como diabetes, gota, apneia do sono, outros… Por outro lado, ficar horas em jejum é perigoso, não somente pelas questões físicas, mas pelo impacto cognitivo e emocional.

Como essa prática não é para todos, não é recomendado para diabéticos em uso de insulina, distúrbios psicológicos, transtorno de ansiedade relacionado à comida, estresse crônico e cortisol elevado, gestantes ou lactantes.

Esse tipo de jejum pode ocasionar alterações metabólicas, como a desregulação dos mecanismos cerebrais de controle do apetite.

E também as reduções da massa muscular e da água podem causar cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade e fome compensatória.

Com um jejum prolongado, a pessoa perde nutrientes importantes, como potássio e as vitaminas. No tempo de jejum, se consome mais gordura e proteína.

Esse tipo de compensação não é saudável, diferente de uma dieta bem equilibrada, balanceada com todos macro e micro nutrientes e, principalmente, individualizada. Além disso, também pode causar transtornos psicológicos.

Massagem Modeladora

Associar dietas à alguns tipos de massagem pode ser algo interessante.

Algumas massagens ajudam a definir as curvas do corpo e reduzir medidas, por meio da eliminação de gordura localizada. São realizados movimentos mais fortes e profundos durante a massagem, com o objetivo de atingir camadas mais profundas da pele e, assim, quebras as moléculas de gordura.

Saiba mais clicando aqui.

Fonte: Revista Negócio Estética 06/2018